Vem aí o novo Regulamento do Smiles e com várias mudanças!

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 StumbleUpon 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

O Smiles já está divulgando o novo regulamento do programa e ele apresenta diversas mudanças, algumas bem importantes!

A partir de 20 de novembro de 2015 o Regulamento do Programa Smiles trará algumas alterações significativas, mas elas de certa forma já eram previstas. Com aumento do capital da Delta na GOL, era de se esperar que o Smiles ficasse cada vez mais parecido com o SkyMiles da Delta, e com este novo anuncio, pode-se perceber isto.

Entre as principais alterações, sem dúvida a maior é relacionada à forma de precificação (em milhas) das passagens prêmio, que passa a ser realizada de acordo com diversas variáveis de mercado, procura/oferta entre outros fatores.

O regulamento agora diz que “A quantidade de Milhas Smiles necessária para a emissão do Bilhete Aéreo poderá variar de acordo com a Parceira Aérea, a classe e destino escolhidos pelo Participante, além dos demais fatores especificados neste Regulamento.” 

E os fatores especificados são:

  1. a disponibilidade do Prêmio pela Parceira Aérea, Comercial e/ou Parceiro Financeiro;
  2. as condições de oferta e demanda;
  3. disponibilidade de assentos no mercado à vista e de milhas;
  4. o preço vigente dos assentos no mercado à vista e de milhas;
  5. a antecedência  da compra;
  6. períodos de alta demanda, tais como feriados e datas comemorativas;
  7. custo de aquisição do Prêmio
  8. condições e índices macroeconômicos.

Pode-se perceber a complexidade que será determinar a quantidade de milhas necessária para um determinado trecho, dificultando em muito uma programação para o acumulo de milhas para uma viagem específica. Como você vai saber quantas milhas vai precisar para emitir aquela passagem para as suas férias?

Quero acreditar que estas mudanças soem piores no papel do que serão de verdade na prática. Recentemente a tabela de resgate do Smiles passou por um aumento significativo na quantidade de milhas necessária para emissões na GOL e nas companhias aéreas parceiras e não quero acreditar que o impacto destas decisões será maior ainda na conta de milhas dos membros do Smiles.

Outra mudança importante no Regulamento foi o destaque dado à propriedade das milhas. Muitas pessoas não se atentam ao fato de que as milhas não são delas e sim do programa! Eu fiz um post a este respeito que pode ser lido aqui.

Agora o Regulamento está bem claro e diz que “7.2. AS MILHAS SMILES SÃO DE USO PESSOAL E INTRANSFERÍVEL, SENDO VEDADA SUA TRANSFERÊNCIA A TERCEIROS, A QUALQUER TÍTULO, TAIS COMO, MAS NÃO SE LIMITANDO, ÀS HIPÓTESES DE VENDA, COMPRA, DOAÇÃO, PERMUTA, CESSÃO, SUCESSÃO, HERANÇA OU QUALQUER OUTRA FORMA DE TRANSFERÊNCIA GRATUITA OU ONEROSA. AS MILHAS SMILES NÃO PODERÃO SER CONVERTIDAS EM DINHEIRO, TOTAL OU PARCIALMENTE, EM NENHUMA HIPÓTESE.” 

Por fim, outra alteração que me deixou bastante apreensivo, diz respeito às alterações de passagens prêmio. No novo Regulamento, as alterações não serão permitidas, sendo somente possíveis os cancelamentos. A cláusula que trata deste assunto diz que: “13.5. RESSALVADO O EXERCÍCIO DO DIREITO DE ARREPENDIMENTO PREVISTO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, O BILHETE AÉREO, UMA VEZ EMITIDO, NÃO PODERÁ SER ALTERADO EM NENHUM ASPECTO NEM PELA SMILES, NEM PELAS COMPANHIAS AÉREAS, PORTANTO, NO MOMENTO DA EMISSÃO, O PARTICIPANTE DEVERÁ OBSERVAR ATENTAMENTE TODOS OS CRITÉRIOS E DADOS PARA A CORRETA EMISSÃO DO BILHETE AÉREO, TAIS COMO INFORMAÇÕES PESSOAIS, NOME, CPF, DENTRE OUTRAS. “

A ênfase é dada às alterações de dados pessoais e não de trecho e datas de viagem, mas seguramente pode dar margem à interpretações e confusões.

Se você quer mais detalhes sobre o novo regulamento, ele pode ser encontrado aqui.

Bem isto é o que nos espera pela frente no Smiles rsrsrs. Qual é a opinião de vocês? O que acharam das alterações?

CURTA, COMPARTILHE E ASSINE JÁ A NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

PARA FICAR POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Você pode gostar...