Impressionante! 24 horas do tráfego aéreo inglês

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 StumbleUpon 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Nats-1

A NATS, empresa líder no serviço de controle do tráfego aéreo na Inglaterra elaborou um vídeo incrível mostrando a movimentação durante 24 horas de aeronaves cívis (comerciais e particulares) e militares que tenham origem ou destino em um dos aeroportos ingleses.

O resultado é impressionante! É possível ver o trajeto dos 6.000 vôos (em um dia típico qualquer), que podem chegar a 8.000 em períodos de pico. Destes, 3.500 são somente para Londres.

Voos transatlânticos a caminho da Inglaterra

Voos transatlânticos a caminho da Inglaterra

É muito interessante ver as aerovias bem definidas e a enxurrada de vôos transatlânticos no início do dia, as áreas de exclusão pra treinamento militar, os padrões de espera e sobrevoo antes da aterrissagem no Heathrow, etc.

Padrões de espera no Heathrow Airport

Padrões de espera no Heathrow Airport

Aqui no Brasil o controle do tráfego aéreo é realizado pela Força Aérea Brasileira nos CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). São quatro unidades ao todo (Curitiba, Brasília, Recife e Manaus) que cobrem todo o território nacional.

Cindacta-II-2

Eu já tive a oportunidade de visitar as intalações do CINDACTA II em Curitiba e são muito interessantes. As salas de controle aéreo localizam-se aproximadamente no quarto andar do subsolo de uma edificação reforçada, ao lado do Aeroporto do Bacacheri e são divididas em duas áreas distintas e isoladas uma da outra. Uma cuida do tráfego aéreo civil e a outra da defesa aérea. Ambas são suportadas por uma rede de radares espalhados por toda a região de cobertura (Região Sul, Mato Grosso do Sul e Sul e Oeste do Estado de São Paulo) e como é de se imaginar, tem funcionamento ininterrupto.

Cindacta-II

Alguém já teve a oportunidade de visitar um dos CINDACTA? Como foi a sua experiência?

CURTA, COMPARTILHE E ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

PARA RECEBER AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fonte: NATS

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Você pode gostar...